https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js
Shadow

10 Frases do Papa Francisco Sobre as Famílias

As 10 frases do Papa Francisco sobre as famílias (Encontro Mundial das Famílias)

Queridos amigos, aqui estão as 10 principais frases das duas intervenções do Papa Francisco no Encontro Mundial das Famílias, realizado na Filadélfia (EUA) em 26-27 de setembro de 2015, que são muito importantes para todos nós, para que nossas famílias possam ser imagens reais da Sagrada Família de Nazaré e pode ser o que realmente é: a célula básica da fé, amor, comunhão; a igreja doméstica; e fonte de bondade, verdade e beleza para o bem da sociedade e da humanidade em geral.

frases do papa francisco sobre as famílias

1. A família é a fundação da sociedade

“Vale a pena viver como uma família, pois, uma sociedade cresce forte, cresce na bondade, cresce em beleza e realmente cresce se for construída sobre a fundação da família”.

2. A coisa mais linda feita por Deus: A Família

“Antes de criar o mundo, Deus amou, porque Deus é amor. Mas havia tanto amor que Ele tinha em Si mesmo, esse amor entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo, era tão grande, tão transbordante que – não sei se isso é muito teológico, mas você vai entender o que eu quero dizer – foi tão bom que ele não podia ser egoísta. Ele teve que sair de si mesmo para ter aquilo que podia amar fora de si mesmo.

Mas a coisa mais linda que Deus fez, diz a Bíblia, foi a família. Ele criou o homem e a mulher e deu-lhes tudo. Ele deu-lhes o mundo! Cresça, multiplique, cultive a terra, faça-a produzir, faça-a crescer. Ele apresentou a uma família todo o amor que Ele criou nesta maravilhosa criação … Todo o amor que Deus tem em Si mesmo, toda a beleza que Deus tem em Si mesmo, toda a verdade que Deus tem em Si mesmo, Ele dá à família. E a família é verdadeiramente uma família quando é capaz de abrir os braços e receber todo esse amor”.

3. Deus entregou Seu filho, no mundo, a uma família que teve corações abertos para amar

“Quando o homem e sua esposa cometeram o erro e se distanciaram de Deus, Deus não os deixou sozinhos. Havia tanto amor, tanto amor que Ele começou a andar com a humanidade. Ele começou a andar com Seu povo, até que a plenitude do tempo chegou, e Ele deu o maior sinal de Seu amor, Seu Filho.

E o Seu Filho, onde Ele O enviou? Para um palácio? Para uma cidade, para começar um negócio? Ele o enviou para uma família! Deus veio ao mundo em uma família. E ele foi capaz de fazer isso porque essa família era uma família que tinha seu coração aberto ao amor, que tinha as portas abertas para o amor ”.

4. Deus quer famílias onde os membros amem uns aos outros e eduquem suas crianças em bondade

“Deus sempre bate à porta dos corações. Ele gosta de fazer isso. Isso vem do seu coração. Mas você sabe o que ele mais gosta? Bater nas portas das famílias e encontrar famílias unidas, encontrar famílias que se amam, encontrar as famílias que educam seus filhos, e os ajudam a seguir em frente e criar uma sociedade de bondade, de verdade e de beleza ”.

5. Dificuldades nas famílias existem, mas, são superadas com o amor

“Nas famílias, há dificuldades. Nas famílias, nós discutimos; nas famílias, às vezes pratos voam; nas famílias, as crianças nos dão dores de cabeça. E eu nem vou mencionar a sogra. Mas nas famílias sempre há uma cruz. Sempre. Porque o amor de Deus, do Filho de Deus, também nos abriu este caminho. Mas, também nas famílias, depois da cruz, há a ressurreição. Porque o Filho de Deus abriu para nós este caminho. Por isso, a família é – perdoa o termo que usarei – é uma fábrica de esperança, de esperança de vida e de ressurreição. Foi Deus quem abriu este caminho… Nas famílias, há dificuldades, mas essas dificuldades são superadas com amor. O ódio não supera nenhuma dificuldade. Divisão de corações não supera qualquer dificuldade. Só o amor é capaz de superar dificuldades. O amor é um festival. O amor é alegria. O amor é seguir em frente.

6. Preste atenção às crianças e aos avós

“Devemos prestar atenção especial a isso: as crianças e os avós. Crianças e jovens são o futuro, eles são a força, aqueles que nos levam adiante. São aqueles em que colocamos nossa esperança. Os avós são a memória de uma família, são eles que nos deram a fé, transmitiram-nos a fé ”.

7. A santidade e o amor são manifestados nos pequenos gestos de cada dia

“Como a felicidade, a santidade está sempre ligada a pequenos gestos”. Esses pequenos gestos são aqueles que ganham em casa, na família; eles se perdem em meio a todas as outras coisas que fazemos, mas fazem cada dia diferente. São as coisas quietas feitas por mães e avós, por pais e avós, por crianças, por irmãos. São pequenos sinais de ternura, afeição e compaixão. Como o jantar quente que estamos ansiosos para a noite, o almoço preparado à espera de alguém que se levanta cedo para ir trabalhar. Gestos caseiros. Como uma bênção antes de irmos para a cama ou um abraço depois de voltarmos de um dia duro de trabalho.

8. A nossa família e a nossa casa são a fé que se aprende e cresce

“O amor é mostrado por pequenas coisas, pela atenção aos pequenos sinais diários que nos fazem sentir em casa. A fé cresce quando é vivida e moldada pelo amor. É por isso que nossas famílias, nossas casas, são verdadeiras igrejas domésticas. Eles são o lugar certo para a fé se tornar vida, e a vida crescer na fé. ”

9. Jesus incentiva estes pequenos gestos amorosos como sinais de sua presença no mundo

”Jesus nos diz para não deter esses pequenos milagres. Em vez disso, ele quer que os encorajemos, os divulguemos. Ele nos pede para atravessar a vida, nossa vida cotidiana, encorajando todos esses pequenos sinais de amor como sinais de sua própria presença viva e ativa em nosso mundo. Então, podemos nos perguntar: Como estamos tentando viver desta maneira em nossos lares, em nossas sociedades? Que tipo de mundo queremos deixar para nossos filhos?”

10. A importância dos pais serem bons modelos de virtude

“Que nossos filhos encontrem em nós modelos e incentivos à comunhão! [Não de divisão.] Que nossos filhos encontrem em nós homens e mulheres capazes de unir os outros para trazer à flor plena todas as boas sementes que o Pai semeou! Eu deixo uma pergunta para cada um responder a si mesmo, já que Eu disse a palavra impaciente, na minha casa, nós gritamos? Ou falamos com amor e ternura? Esta é uma boa maneira de medir nosso amor. Renovamos nossa fé na palavra do Senhor que convida famílias fiéis a essa abertura. Convida todos aqueles que querem compartilhar a profecia do pacto entre homem e mulher, que gera vida e revela Deus. [Que ele nos ajude a participar da profecia da paz, da ternura e da afeição familiar. Que ele nos ajude a participar desse gesto profético de cuidar dos nossos filhos e dos nossos avós com ternura, paciência e amor.]”

Artigo original:  Catholics Striving for Holiness